SUPRIMAC | Bem-vindo(a)!

Pra que serve o cooler?

Air-coolerOs computadores estão cada vez mais eficientes, potentes e poderosos. Com tanta tecnologia de processamento, é inevitável que os componentes do PC trabalhem cada vez mais rápido. Esta crescente rapidez faz com que a máquina trabalhe mais e, conseqüentemente, produza mais calor.

Para que o calor excessivo produzido no interior do computador não queime ou prejudique o funcionamento dos seus componentes, é necessário haver o resfriamento dos mesmos. Portanto, o cooler serve para eliminar o calor gerado pelo trabalho dos componentes do computador e deixá-los mais “confortáveis” para render mais.

Tipos de coolers

Assim como os componentes dos computadores evoluem, a evolução dos coolers é necessária para acompanhar o aumento da temperatura interna das máquinas. Há basicamente três tipos de coolers, um para cada necessidade.

Air-Cooler

O Air-Cooler é o tipo de cooler mais comum, o mais utilizado e inclusive o único que nós vendemos . Ele auxilia as trocas de calor através de uma ventoinha e um pedaço de alumínio ou cobre localizado sobre o processador. Estes dois componentes, ventoinha e metal, auxiliam na dissipação do calor, ou seja, o alumínio “absorve” o calor do interior da máquina e a ventoinha refrigera o metal, desta forma o calor interno é jogado para fora.

Além do baixo custo, o Air-Cooler é o modelo de cooler mais utilizado principalmente pelo fato de a maioria dos computadores ainda não possuírem componentes que causem aquecimento demasiado, conseqüentemente não necessitam de muita refrigeração. É claro que há outros metais que podem compor um Air-Cooler, porém a diferença de custo entre o alumínio e o cobre já é grande, imagine entre outras ligas. Esta diferença de preço se deve ao fato de o alumínio, por exemplo, reter menos calor que alguns metais.Water Cooler

Water Cooler

Water coolerDepois do Air-Cooler, o segundo sistema de refrigeramento mais utilizado é o Water Cooler. Se comparado ao Air-Cooler o Water Cooler é muito mais eficiente, visto que ele utiliza a água como refrigerador, desta maneira retém calor mais facilmente do que o ar, portanto refrigera mais rápido.

O Water Cooler funciona da mesma forma que um radiador de automóvel e também pode contar com aditivos para aumentar a eficiência. Estes aditivos, chamados de Coolant, são na sua maioria à base de etileno glicol e água deionizada (água sem íons).

O sistema de refrigeração é fechado contendo água e uma bomba que faz com que a água circule por todo o sistema, retendo o calor do interior do PC. Esta água aquecida é bombeada para um radiador e é resfriada por uma ventoinha. A água fria passa novamente, através de tubos, pelo computador, é aquecida e mantém o ciclo.

Este tipo de refrigeração é recomendado para os adeptos do overclock, ou seja, técnica utilizada para forçar o processador a trabalhar mais rápido e, conseqüentemente necessitam de mais eficiência nas trocas de calor.

Cooler Heatpipe

Heat Pipe.Há ainda outro tipo de cooler, mas que está um pouco distante da nossa realidade: Cooler Heatpipe. Você sabe como funciona uma geladeira? O Cooler Heatpipe trabalha com a mesma lógica, ou seja, utiliza um fluído refrigerante para resfriar seu PC.

Desta maneira, o fluído entra em ebulição, onde temperatura do computador é maior, e evapora. Então o fluído é refrigerado, condensa e volta para a extremidade que fica próxima ao processador, aquece e inicia um novo ciclo.

Lembrando que na Suprimac você vai encontrar apenas o Air-cooler. Para maiores informações, compras de produtos de informática ou assistência técnica de computadores, venha até a Suprimac ou entre em contato com um de nossos vendedores nas lojas da 14 de Julho, Calógeras e Dom Aquino.

AddThis Social Bookmark Button

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

SUPRIMAC | Bem-vindo(a)!