SUPRIMAC | Bem-vindo(a)!

A nomenclatura Mbps em roteadores tem relação com o alcance do sinal?

velocidade x alcanceSe você já comprou um modem ou roteador para utilizar em sua residência ou escritório conexão Wi-Fi, certamente já deve ter notado nas especificações do equipamento que vem escrito de quantos Mbps ele é. Pois é, isso não tem nada a ver com a disntância que o sinal dele atinge.

Essa nomenclatura "Mbps" está relacionada a velocidade de transferência de dados que o roteador alcança. E para converter uma taxa de transferência dada em Mbps (megabits por segundo) para MB/s (megabytes por segundo), você deverá dividir o valor por oito. EX: Se seu roteador é de 100 Mbps significa que a transferência dele é de 12,5 MB/s. Por tanto um roteador de 100 Mbps será o suficiente para sua internet trabalhar com velocidade máxima, uma vez que a velocidade média da internet no Brasil não ultrapassa 8 MB/s.

Já a distancia que o roteador alcança varia de acordo com a antena que ele possui, as mais simples variam de 2dbi a 12dbi. Quanto maior o dbi da antena mais longe chegará o alcance dela,mas não se esqueça de ver se seu roteador é compatível com essas antenas. Outro fator que interferi no alcance de sinal do roteador são os obstaculos, quanto mais obstáculos menor o alcance do sinal.

Por tanto, não se esqueça de verificar todas essas especificações e condições antes de comprar um roteador.

Esperamos ter esclarecido mais uma dúvida de vocês, clientes e leitores. Para maiores informações, compras de produtos de informática ou assistência técnica de computadores, venha até a Suprimac ou entre em contato com um de nossos vendedores nas lojas da 14 de Julho, Calógeras e Dom Aquino.

AddThis Social Bookmark Button

Comentários  

 
+2 #1 Alexandre 01-02-2012 23:05
Olá gostei do esclarecimento mais se vc trabalhar com ele a 100 Mbps vc perde alcance pois o router vai trabalhar com uma potência menor digamos de uns 70 mWatts já se trabalhar a 54 Mbps o router perde em tx de transferencia mais ganha em alcance, pois ele trabalharia com uma maior potência digamos de 120 mWatts por exemplo, mais para uma Net até 10 MB/s o 54 vai mto bem, passou disso recomendo aumentar para 100 Mbps ou usar o padrão N, tem que se levar em conta a potência do router na hora da compra de preferencia adquira um de 200 mWatts para se ter um bom alcance e com uma ótima tx de transf (acima de 12,5 MB/s) no modo indoor mesmo com bloqueios (ex.paredes) ou parta para uma rádio 400 mWatts ou mais.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

SUPRIMAC | Bem-vindo(a)!